quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ALTERAR SIM, SUSPENDER NÃO

A Ministra da Educação deu uma conferência de imprensa, hoje por volta das 18h30min, na sequência de um Conselho de Ministros extraordinário. Grande foi a expectativa que se criou à volta deste momento.
Foram finalmente reconhecidos publicamente pela Ministra da Educação, grandes erros, "grandes perplexidades" do actual modelo e simultaneamente o apontar de medidas que simplificam o processo de avaliação dos professores: a diminuição da carga burocrática, diminuição da sobrecarga de trabalho, as aulas assistidas passam de três para duas, mas apenas para os professores que queiram aceder à classificação de Muito Bom ou Excelente.
Serão estas medidas suficientes para serenar a classe, e o diálogo possa voltar à mesa do Ministério e Sindicatos? Sinceramente não acredito!
O passo dado pelo Governo considero-o de gigante, mas não o suficiente, que consiga ultrapassar a barreira que actualmente o separa dos Sindicatos.
Para clarificarmos melhor a posição governamental, hoje assumida, vamos esperar pelas reuniões que amanhã decorrerão com os diversos intervenientes deste "braço de ferro".
Oxalá que em nome da Escola Pública possamos afirmar, que estamos perante um momento de viragem com claras vantagens para todos.

JGouveia

Sem comentários: