sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ACALMIA NA EDUCAÇÃO É PRECISO

O país está a viver desde há longos meses uma agitação, algo de anormal, que em nada contribui para melhorar os parâmetros nacionais no âmbito da EDUCAÇÃO.
Nunca a palavra "AVALIAÇÃO" mereceu tanta atenção por parte dos governantes, agentes de ensino, encarregados de educação e comunicação social.
A verdade é que todos estamos preocupados com este processo! É urgente que o braço de ferro existente entre o Ministério de Educação e os professores, termine e seja encontrada uma solução que tranquilize toda a comunidade escolar.
Se é verdade que ao governo compete legislar, não é menos verdade, que neste país de Abril, cabe também o direito à indignação, daqueles que não concordando, lutam por ideias alternativas que vão de encontro a um processo de avaliação que ainda está longe de ser consensual.
Perante tal cenário, há que serenar os discursos, tanto governamental como sindical e, sem que haja recuos de ambas as partes, possa, isso sim, encontrar-se uma solução política que conduza à normalidade das escolas, e os professores reencontrem um tempo já longínquo em que a principal preocupação diária deverá ser a preparação das aulas, em vez do preenchimento moroso de processos administrativos, conducentes à sua avaliação.
A Avaliação é necessária, diria mesmo, indispensável ao sistema educativo português!
Que os professores devem ser avaliados na sua actividade diária, é inquestionável!
Que o processo anterior de avaliação estava ultrapassado e desadequado, é consensual!
Para bem do sistema educativo, urge, rápidamente, encontrar um modelo que dando resposta a esta necessidade, devolva a acalmia às escolas, e ao país.
JGouveia

Sem comentários: