domingo, 28 de dezembro de 2008

A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA

No "largo da praça", o madeiro acende-se por volta das 22h do dia 24 de Dezembro, aquecendo os corações (e algumas cabeças....) de quem se aproxima
Preparar a massa das filhós é um saber ancestral que se transmite de geração em geração

Fritar as filhós é um ritual acompanhado de cantares ao Menino Jesus


Nada melhor para terminar esta noite fria de natal do que saborear uma filhós, acabadinha de fritar, acompanhada de um cházinho

A noite de Natal, no Casteleiro - Sabugal - a tradição ainda é o que era. Acende-se o madeiro, para aquecer o Menino Jesus. As casas enchem-se de familiares e amigos. Mesmo com frio, o calor humano, invade as ruas e os lares da aldeia. Apesar do consumismo que nos invade e teimosamente persiste em fazer esquecer o espírito natalício, continuemos nós, a regressar às aldeia e aprender, com os mais idosos, os rituais ainda tão vivos, desta quadra festiva.

JGouveia

1 comentário:

AC disse...

Os meus primeiros Natais foram passados assim, e ainda guardo, como um tesouro muito precioso, a sensação de encantamento provocada pelas palavras de meu pai a narrar histórias fantásticas. Essa sensação era tão reconfortante que me aquecia mais que o lume da lareira.
Na manhã de Natal, muito cedo, era o primeiro a levantar-me, encetando uma correria louca em direcção ao sapatinho. nesse tempo, tenho a certeza, as estrelas eram mais brilhantes nesta altura do ano.
Um abraço, Joaquim!
Agostinho