sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

FEIRAS E FEIRINHAS


O Fundão merece muito mais!
Todos sabemos que o comércio tradicional tem vindo a perder terreno face à concorrências das grandes superfícies comerciais que se vêm instalando um pouco por todas as cidades.
Não é menos verdade que este, também não tem feito grande esforço para se adaptar às exigências do dia a dia dos potenciais compradores. A falta de elasticidade de horários que teimam em sustentar convida, facilmente, qualquer um a deslocar-se a um local onde, depois do seu trabalho possa adquirir o que necessita...
Bem, mas o que me trouxe aqui hoje, prende-se com as pseudo feiras apelidadas de "INTERIORES" - ainda não sei bem porquê...talvez por se realizarem em espaço fechado!...
Todos se recordam da FACIF - Feira Agricola, Comercial e Industrial do Fundão - certame que a cidade viu morrer com 16 anos. Mobilizador das vertentes representativas, assumia-se também como "a grande festa da cidade". Por aqui passaram enúmeras firmas de elavada qualidade a nível nacional, assumindo-se como uma oportunidade de o comércio do Fundão mostar as suas potencialidades, quer ao nível do ramo automóvel, agrícola, comercial, para além do artesanato, exposições culturais, gastronomia, sem esquecermos a presença do melhor que se fazia na música portuguesa e brasileira.
A FACIF trazia ao Fundão, cerca de 50 mil visitantes. A cidade ganhava com isso. A hotelaria enchia. Os bares tinham programas especiais. As noites de Verão tinham vida.
Este evento que então conquistara lugar no calendário nacional, desapareceu desde que o actual executivo camarário tomou posse. E o que fez a Associação, dita Comercial e Industrial? Nada. Aliás, ajudou à festa...neste caso ao enterro do evento com maior capacidade de mobilização de expositores e visitantes da região centro do país.
Deu-nos em troca feirinhas - INTERIORES - que não passam disso mesmo.
O Fundão precisa de grandes eventos, que tragam gente, movimento à cidade, e aí sim, todos ficarão a ganhar.
Deixem-se de INTERIORES! O espaço exterior é esplêndido para potenciar um grande evento. Pode não ser a FACIF, o nome não interessa!
A Cova da Beira e a Região Centro agradecem.

JGouveia

Sem comentários: