quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
QUE FAZER COM TANTO SAPATO?
domingo, 28 de dezembro de 2008
À PROCURA DA ESQUERDA?!

A imprensa diária dá-nos conta de que o Forum das Esquerdas volta a reunir-se no início de 2009. A Justiça parece ser o mote para juntar, mais uma vez, bloquistas, ex-comunistas e Manuel Alegre.
O deputado socialista defendeu a criação de uma «alternativa de poder» de esquerda, que «vá a votos» e não excluiu o cenário de criação de um partido político.
Não me parece esta a via mais correcta e, direi mesmo, a mais coerente com o percurso político de Manuel Alegre.
Se é fácil entender as razões que movem bloquistas e ex-comunista nesta "chamada", pois o interesse destes é destruir o Partido Socialista, este não pode ser o papel de Manuel Alegre. Esta é uma jogada que beneficiaria não a esquerda, mas sim a direita, particularmente o Partido Social Democrata.
Apesar de Manuel Alegre "não se rever" no actual PS, não pode, não tem o direito de "oferecer de mão beijada" o poder ao partido que continua, internamente, à procura de um rumo para seu governo.
Deve sim, contribuir internamente, com outros camaradas para que o Partido de que faz parte assuma um papel marcadamente SOCIALISTA.
JGouveia
A TRADIÇÃO AINDA É O QUE ERA
A noite de Natal, no Casteleiro - Sabugal - a tradição ainda é o que era. Acende-se o madeiro, para aquecer o Menino Jesus. As casas enchem-se de familiares e amigos. Mesmo com frio, o calor humano, invade as ruas e os lares da aldeia. Apesar do consumismo que nos invade e teimosamente persiste em fazer esquecer o espírito natalício, continuemos nós, a regressar às aldeia e aprender, com os mais idosos, os rituais ainda tão vivos, desta quadra festiva.
JGouveia
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
UM PRESENTE DE NATAL
PENAMACOR - O MAIOR MADEIRO DE NATAL DO PAÍS
domingo, 21 de dezembro de 2008
NATAL BEIRÃO

No ar, respira-se fumo das chaminés, com cheiro a filhós . É uma noite diferente que a Beira ainda não esqueceu. Pena é que a Missa do Galo, devido à escassês de sacerdotes, já não preencha as gélidas igrejas destas aldeias...
VERSOS QUE RESISTEM AOS TEMPOS MODERNOS
Ó meu Menino Jesus!
Ó meu Menino tão belo!
Logo vieste a nascer
Na noite do Caramelo.
Entrai, pastores, entrai
Por esse portal sagrado,
Vinde a adorar o Menino
Numas palinhas deitado
Alegrem-se os céus e a terra,
Cantemos com alegria,
Que já nasceu o Menino
Filho da Virgem Maria
Todos os filhos dos ricos
Dormen em lençois doirados
Só vós, meu Menino Jesus,
Numas palhinhas deitado.
in, Etnografia da Beira, de Jaime Lopes Dias
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
DIREITOS HUMANOS

Preâmbulo da Declaração:
"Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo".
Os direitos humanos fazem hoje parte dos discursos políticos como nunca fizeram. Mas, contraditoriamente, a geopolítica, os interesses imperiais ou nacionais continuam a falar mais alto, por exemplo em Guantánamo ou no Zimbabwe.
JGouveia
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
DESTE HOMEM ESPERA-SE DE TUDO!

Mas será possível estarmos a falar da mesma pessoa? Aquela que se queixava do menino que Durão Barroso lhe deixara nos braços, aquando da sua retirada para o além, a quem todos batiam, sem dó nem piedade...aquele mesmo que já foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa e que, pelos vistos, apenas deixou saudades àquelas e àqueles que o sustiveram durante o seu mandato?...aquele que avisou no Congresso do PSD, que iria andar por aí?
Pelos vistos andou mesmo por aí, até que numa dada noite, escura e fria, ao voltar uma esquina lisboeta encontrou a palavra de alento que precisava, vinda de Manuela Ferreira Leite.
A melodia da mensagem foi de tal forma sedutora que, Santana Lopes não resisitiu. Mais uma vez quiz fazer papel de bonzinho, de Kalimero, e, como menino obediente, lá aceitou a espinhosa missão de, mais uma vez ser candidato...neste caso à Câmara Municipal de Lisboa, como podia ser a qualquer outra!
Este homem não tem limites! Hoje sabemos onde está...amanhã, logo se vê!
Mal vai o PSD, ao ponto de Manuela Ferreira Leite ter de optar por tal solução!
JGouveia
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
MINISTÉRIO REVÊ ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE

Requisitos e ingresso na carreira, estrutura e categorias, condições de progressão, acesso e remunerações (criação de um quarto escalão na categoria de professor titular ou de um escalão de topo na carreira docente) são as matérias que o ME aceitou rever, a pedido dos sindicatos.
Pouco antes, no final de uma reunião entre as duas partes, o porta-voz da Plataforma Sindical de Professores, Mário Nogueira, afirmou que o objectivo deste processo negocial não é "rever só por rever".
"Queremos rever para substituir este modelo de avaliação, acabar com as quotas e alterar a estrutura da carreira, eliminando a divisão em duas categorias. São estes os objectivos principais".
Pouco antes, no final de uma reunião entre as duas partes, o porta-voz da Plataforma Sindical de Professores, Mário Nogueira, afirmou que o objectivo deste processo negocial não é "rever só por rever".
"Queremos rever para substituir este modelo de avaliação, acabar com as quotas e alterar a estrutura da carreira, eliminando a divisão em duas categorias. São estes os objectivos principais".
Para Jorge Pedreira, Secretário Adjunto do ME "conhecemos os objectivos dos sindicatos. Não excluímos, nem garantimos. Isso é que é uma negociação aberta. Não partimos para a negociação com os objectivos fixados unilateralmente, nem com soluções fechadas".
Como podemos, fácilmente, observar através destas afirmações, estaremos, certamente, mais uma vez, perante um processo negocial algo penoso.
Entretanto os sindicatos mantêm activas as formas de luta anteriormente anunciadas.
JGouveia
sábado, 13 de dezembro de 2008
BONO É O HOMEM DA PAZ EM 2008

O músico irlandês distinguido pela luta contra a pobreza e a Sida, pelo empenho no pagamento da dívida dos países africanos mais pobres por parte dos Estados mais ricos e pela defesa dos direitos humanos.
A entrega do galardão decorreu no final de um encontro de cinco individualidades distinguidas com o Nobel da Paz, entre os quais Lech Walesa, John Hume, Frederik de Klerk, que assinalaram ainda os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos.
in, DESTAK
AZEITONA DE OURO

Este ano a Confraria do Azeite trouxe ao conhecimento de todos a "azeitona de ouro". É proveniente dos olivais centenários da nossa região e tem particularidades que "enriquece a gastronomia", podendo ser utilizada para "fins terapêuticos".
Segundo um confrade, a azeitona de ouro da Cova da Beira é uma riqueza escondida nos olivais centenários que resistiram à modernização das técnicas de exploração do olival e por isso, importa preservá-lo.
JGouveia
TIBÓRNIA

Este prato costumava ser preparado nos lagares de azeite, quando estavam em plena laboração.
Para que esta tradição não morra, sete restaurantes do Fundão, participarão no Festival da Tibórnia. A iniciativa pertence à Confraria do Azeite.
JGouveia
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
ICEBERGS ESTRIADOS




Os Icebergs da Antártida por vezes apresentam estrias, faixas formadas por camadas de gelo que reagem a diferentes condições. As faixas azuis são criadas quando uma falha na folha de gelo é preenchida com água derretida que congela tão rapidamente que nem chega a formar bolhas. Quando o iceberg cai no mar, a água salgada pode congelar na parte inferior. Esta água, rica em algas, pode formar uma faixa esverdeada. As faixas castanhas, pretas e amareladas, podem ser causadas por sedimentos, enquanto o pedaço de gelo desliza na direção do mar.
Imagens e texto enviadas por mail
OLHARES SOBRE O MUNDO
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
PARABÉNS MANOEL DE OLIVEIRA


Ceneasta português comemora um século de vida. O aniversariante, informou, previamente , que o dia seu aniversário seria passado na rodagem do filme "Singularidades de um rapariga loura", a partir de um conto de Eça de Queirós. Manoel de Oliveira começou o dia com uma surpresa no hotel onde se encontra hospedado. Depois de uma manhã de filmagens, momentos antes do almoço, e entre risos disse "Estou muito sensibilizado e emocionado. Não sei se mereço isto. Suponho que não, até porque não é mérito próprio chegar à idade que cheguei. São caprichos da natureza, mas é agradável".
Parabéns!
JGouveia
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
O QUE VAI ACONTECER AOS FALTOSOS?

O que aconteceu na passada sexta no Parlamento, em que cerca de cinquenta deputados (trinta dos quais do PSD), resolveram ir de fim de semana mais cedo, não cabe na cabeça de ninguém! Mesmo sabendo que, o que estava em causa era a votação do modelo de avaliação dos professores, assunto tão "badalado", mesmo por muitos deputados faltosos, fizeram de conta e...há mais vida para além daquele espaço fechado!
É que nem as SMS enviadas a todos os deputados, foram mobilizadoras de uma acção que os levasse ao Parlamento a impedir que o dito modelo passasse!
Bem, para não falar naqueles que, entraram, "assinaram o ponto" e nunca mais foram vistos...nem o próprio presidente do Grupo Parlamentar, Paulo Rangel.
Estou de acordo com as palavras do Presidente da Assembleia da República, Jaime Gaima, quando afirma que, o deputado depois de eleito, tem o dever e não o privilégio de estar ao serviço daqueles que o elegeram.
Apetece afirmar: que falta de dignidade política! Que falta de respeito pelos eleitores! Que falta de DEMOCRACIA!
JGouveia
A RESPIRAÇÃO DE SOARES

As suas análises e reflexões continuam a merecer-nos uma especial atenção. Não é por acaso que, quando vem a público manifestar as suas opiniões, todos os quadrantes políticos, da esquerda à direita, lhes dão a maior atenção. Os recados ao governo, aos sindicatos, aos deputados, à magistratura, fizeram eco em toda a comunicação social do dia de hoje. De quem não quer, Mário Soares, não fala mesmo. Aconteceu, a propósito de Manuel Alegre.
Mário Soares, sempre igual a si próprio!
JGouveia
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
QUEM DARÁ O SALTO MAIOR?


A reunião está agendada para a tarde, na sede do Conselho Nacional de Professores, local onde em Abril do passado ano foi assinado o tão falado Memorando, que não se traduziu em qualquer solução para a Avaliação de Desempenho dos Professores.
Hoje, e passados que foram estes meses, as posições agudizaram-se e a distância que separa os sindicatos do ministério é abismal. A situação exige, por isso, que ambas as partes potenciem verdadeiros saltos de gigante. Mas, será que alguém tem interesse nisso?
Tenho as minhas dúvidas.
O Secretário de Estado da Educação Jorge Pedreira, veio já afirmar, em conferência de imprensa que “não haverá suspensão em circunstância alguma”, da avaliação de desempenho dos professores.
Quanto a Mário Nogueira, rosto bem visível da Plataforma de professores, espera uma reunião "de agenda aberta", em que o Ministério da Educação abra a possibilidade de suspensão do regime de avaliação.
Não lhes parece existir, por parte destes dirigentes, um discurso antagónico, a anteceder uma reunião em que nos querem fazer querer, ser decisiva na acalmia da turbulência que se vive nas escolas?
Aliás Mário Nogueira adianta-nos já o prenúncio do pós reunião com a seguinte afirmação, amplamente difundida por toda a comunicação social: "Se o Ministério da Educação quiser guerra, vai ter guerra, e a guerra dos professores é forte".
ESPEREMOS QUE EM VEZ DE GUERRA TENHAMOS PAZ.
JGouveia
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
JANELA INDISCRETA
É assim, a convivência pacata neste espaço, também pacato - largo da igreja - do Fundão.
JGouveia
sábado, 6 de dezembro de 2008
FUNDÃO - LARGO DA IGREJA - INTERDITO AO TRANSITO E ÀS PESSOAS
A distribuição de sinais de trânsito pela cidade é uma tarefa que, para os nossos responsáveis autárquicos, parece não merecer qualquer tipo de atenção. Muito menos para com as pessoas, que, de uma forma pacífica, ou não, têm que conviver diariamente com eles. Esta manhã, ao largo da igreja, saíu-lhe um novo sinal, no sorteio natalício. É verdade, a partir de agora, não se pode entrar para o dito largo, nem de carro, nem circular a pé, pela desordem que por ali reina.
Nesta época de Natal , com campanhas de incentivo ao comércio tradicional, é óptimo, direi mesmo, muito cómodo ir fazer compras por ali, deixando o carro, nos variadíssimos estacionamenentos a pagar, que a cidade oferece, distantes deste espaço!
E os comerciantes não dizem nada? E a Associação Comercial defende esta medida? É claro que, enquanto eles estão "às moscas", as superfícies comerciais devem estar repletas, pois para além de muitos outros incentivos, o estacionamento, gratuito,é mesmo ali.
Nesta época de Natal , com campanhas de incentivo ao comércio tradicional, é óptimo, direi mesmo, muito cómodo ir fazer compras por ali, deixando o carro, nos variadíssimos estacionamenentos a pagar, que a cidade oferece, distantes deste espaço!
E os comerciantes não dizem nada? E a Associação Comercial defende esta medida? É claro que, enquanto eles estão "às moscas", as superfícies comerciais devem estar repletas, pois para além de muitos outros incentivos, o estacionamento, gratuito,é mesmo ali.
Bem, nem quero falar naquela ideia bizarrra da autarquia, em justificar as obras no referido largo, por ser uma zona histórica, e por isso mesmo, devolvida aos peões!...Só mesmo para rir! Mas onde está o volume de transito que justifique tal medida?
Deixem vir as pessoas, a pé, de carro, de bicicleta...pois não são os veículos que tornam o largo "morto", que impedem a actividade comercial ou outra. Este largo, a cidade, precisa de gente, de atractivos fortes, capazes de dar respostas àqueles que a procuram para exercer a sua actividade, ou simplesmente para local de descanso e lazer.
É que o silêncio, por vezes é tanto, que chega mesmo a incomodar!
É que o silêncio, por vezes é tanto, que chega mesmo a incomodar!
JGouveia
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
FEIRAS E FEIRINHAS


Todos sabemos que o comércio tradicional tem vindo a perder terreno face à concorrências das grandes superfícies comerciais que se vêm instalando um pouco por todas as cidades.
Não é menos verdade que este, também não tem feito grande esforço para se adaptar às exigências do dia a dia dos potenciais compradores. A falta de elasticidade de horários que teimam em sustentar convida, facilmente, qualquer um a deslocar-se a um local onde, depois do seu trabalho possa adquirir o que necessita...
Bem, mas o que me trouxe aqui hoje, prende-se com as pseudo feiras apelidadas de "INTERIORES" - ainda não sei bem porquê...talvez por se realizarem em espaço fechado!...
Todos se recordam da FACIF - Feira Agricola, Comercial e Industrial do Fundão - certame que a cidade viu morrer com 16 anos. Mobilizador das vertentes representativas, assumia-se também como "a grande festa da cidade". Por aqui passaram enúmeras firmas de elavada qualidade a nível nacional, assumindo-se como uma oportunidade de o comércio do Fundão mostar as suas potencialidades, quer ao nível do ramo automóvel, agrícola, comercial, para além do artesanato, exposições culturais, gastronomia, sem esquecermos a presença do melhor que se fazia na música portuguesa e brasileira.
A FACIF trazia ao Fundão, cerca de 50 mil visitantes. A cidade ganhava com isso. A hotelaria enchia. Os bares tinham programas especiais. As noites de Verão tinham vida.
Este evento que então conquistara lugar no calendário nacional, desapareceu desde que o actual executivo camarário tomou posse. E o que fez a Associação, dita Comercial e Industrial? Nada. Aliás, ajudou à festa...neste caso ao enterro do evento com maior capacidade de mobilização de expositores e visitantes da região centro do país.
Deu-nos em troca feirinhas - INTERIORES - que não passam disso mesmo.
O Fundão precisa de grandes eventos, que tragam gente, movimento à cidade, e aí sim, todos ficarão a ganhar.
Deixem-se de INTERIORES! O espaço exterior é esplêndido para potenciar um grande evento. Pode não ser a FACIF, o nome não interessa!
A Cova da Beira e a Região Centro agradecem.
JGouveia
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
FUNDÃO HOMENAGEOU LUÍS DE CARVALHO
Luís da Silva Carvalho recebeu no passado dia 29 de Novembro a homenagem merecida. Rodeado de cerca de 300 amigos, recebeu nesta noite fria - Pavilhão Multiusos, Fundão - elogios, aplausos e muitos abraços. O homem do associativismo, como também lhe chamam, deixou as duas mãos cheias de obra feita a esta cidade, destacando a sua total dedicação durante 20 anos aos Bombeiros Voluntários do Fundão, onde deixou, para além duma vasta obra, três Secções destacadas (Silvares, Soalheira e Três Povos), ao Parque de Campismo, à Associação Desportiva, à Associação Comercial, aos Caminheiros da Gardunha, à Rádio Cova da Beira...
Vários foram as distinções e condecorações que este homem, vindo do Paúl - terra que o viu nascer em 1935 - recebeu ao longo destes anos. Nesta homenagem, a Governadora Civil de Castelo Branco, atribuiu-lhe o diploma de mérito e o Presidente da Câmara do Fundão, em sinal do trabalho realizado em prol das associações e colectividades, instituiu o dia 29 de Novembro (data da homenagem a Luís de Carvalho), o dia municipal do associativismo.
Estão de parabéns, para além do homenageado, todos aqueles que colocaram de pé este acto simbólico de dizer BEM HAJA a uma pessoa que trabalhou e continua a trabalhar para bem do Fundão.
JGouveia
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
EM DIA DE GREVE DOS PROFESSORES

Mário Nogueira, Secretário Geral da Fenprof, reagindo a esta posição, afirma que o Ministério prefere remendar o modelo do que alterá-lo, e isso os professores não aceitam.
Jorge Pedreira mostrou ainda disponibilidade para negociar com os Sindicatos, "outras questões, como a abertura de novos concursos para professor titular, ou a criação de mais um escalão de topo nessa categoria".
Para o Secretário Geral da Fenprof "qualquer mudança terá que passar pela alteração do Estatuto da Carreira Docente".
Ainda sobre este dia, os números do Ministério e dos Sindicatos estiveram longe de se aproximar.
Vamos continuar a acompanhar este processo e esperar que no centro da discussão esteja a Educação e não seja esta, sujeita a pressões eleitoralistas, que pelos vistos, todos os partidos aquecem já as suas "máquinas".
JGouveia
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
NÃO RESISTI
Isso mesmo, não resisiti! Olhei para a Serra da Estrela, tirei umas fotos e vou partilhá-las com quem visita este blog. Oxalá gostem. Eu fiquei, simplesmente, deslumbrado!
Fundão, com Serra da Estrela ali ao lado.
Bem lá no cimo a torre que o homem construiu para dar à Serra da Estrela 2000 metros de altitude.
Bem, esta é a Serra da Lousã, com Fundão mesmo aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)