sábado, 7 de fevereiro de 2009

REFLORESTAR É PRECISO! (I)

A campanha "Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela", da responsabilidade da Associação dos Amigos da Serra da Estrela, arrancou em 2006 e nela já participaram cerca de 3 400 voluntários, incluindo centenas de crianças de escolas de todo o país que recolheram sementes (bolotas) para viveiros. São sementes que depois de rebentarem e crescerem, dão origem a pequenas árvores, prontas para comungarem do espírito da paisagem serrana. A plantação regressa hoje ao maciço central e conta com a colaboração da Força Aérea Portuguesa através da cedência de um helicóptero para garantir o êxito desta acção a lugares inacessíveis. A acção de hoje é uma resposta voluntária ao combate à erosão, provocada por um violento incêndio no Vale Glaciar, no Verão de 2005.
Com o desaparecimento da floresta e da vegetação, a biodiversidade diminuiu, o solo retém menos água e o número de derrocadas aumentou.
Números que vale a pena reter: desde 2006, esta louvável iniciativa da ASE, já plantou 20 mil carvalhos e bétulas e lançou 25 milhões de sementes (muitas foram destruidas por javalis e ratos).
Depois deste exemplo, apetece-nos perguntar qual tem sido o papel do Governo (Serviços Florestais) neste processo de reflorestação, não só da Serra da Estrela, mas também nas vastas zonas fustigadas pelos incêncios nos últimos anos, distribuídas um pouco por todo o país.


JGouveia

Sem comentários: