terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CARNAVAL À PORTUGUESA...COM CERTEZA!





À semelhança do que aconteceu nos últimos anos, os Caminheiros da Gardunha - associação que se dedica a conhecer e a defender a serra que lhe dá o nome - trouxe ao Fundão, animação e festa que encheu as artérias principais da cidade.
Como é seu timbre, a sátira saiu à rua, quer através de carros alegóricos ou cartazes que os próprios foliões transportavam.
A crítica à política nacional (pelas mãos da crise, da educação, ou mesmo da banca...) e à política local através das obras "emblemáticas" do actual executivo camarário, ou mesmo dos candidatos anunciados às próximas eleições autárquicas.
Não houve reis nem rainhas do Carnaval, importados do Brasil ou mesmo das telenovelas que povoam as noites nos vários canais televisivos! Houve sim um Carnaval tipicamente português que, ano após ano, é cada vez mais mobilizador das várias colectividades das freguesias do concelho do Fundão.
Parabéns à freguesia do Alcaide que muito bem trouxe a este desfile o tema da reciclagem, onde velhos e novos quiseram chamar a atenção de todos quantos viam o cortejo passar.
Neste momento, tudo está mais calmo. As próximas horas vão ser de descanso, para compensar o desgaste de todos quantos prepararam este evento.
Daqui para a frente, olhinhos bem abertos, pois é necessário registar os tais "apanhados", que no próximo ano desfilarão neste dia.

JGouveia

1 comentário:

José Carlos Mendes disse...

Que bonito.
Genuíno, quase a rondar o ingénuo. Sobretudo se comparado com os carnavais de plástico brasileiro que por aí andaram...
Parabéns pela «reportagem».

Citei-a aqui:
http://lisboalisboa.blogspot.com/2009/02/notas-de-outros-carnavais.html