quinta-feira, 12 de março de 2009

DO SONHO À REALIDADE




Passados que foram vinte e um anos após o 11 de Março de mil novecentos e oitenta e oito faz sentido continuarmos a falar da geminação das cidades de Fundão, Marinha Grande Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António? Obviamente que sim!
O Projecto que une estas cidades, na área da educação, tem demonstrado que vale a pena apostar na aproximação de alunos e professores, pois para além da criação de laços afectivos, incentiva a pesquisa e enriquece o conhecimento.
Os intercâmbios que se mantêm e se renovam ano após ano são verdadeiros motores de energia criativa, geradores de novos desafios.
“Cheiros e Sabores”, “Patrimónios do nosso brincar” e “Lugares e datas com estórias” têm sido as grandes acções educativas que nos últimos anos dinamizaram as comunidades educativas, criando uma relação de proximidade, cada vez maior, entre a escola e os vários agentes locais.
Presentemente “ Lugares e datas com estórias” é mais uma etapa deste percurso temporal, mas também um jogo de descoberta intra e intercidades que pretende, através da pesquisa, conhecer melhor a História local de cada uma das cidades envolvidas.
Hoje mesmo – dia de aniversário da geminação das 4 cidades – os alunos das escolas envolvidas, quiseram marcar presença não só no programa das comemorações, mas também através de uma exposição de desenhos sobre “Personagens e datas” dos vários concelhos, e uma edição de vinte e oito marcadores sobre a mesma temática.
Mas o trabalho ainda não fica por aqui este ano, pois a construção de Puzzles sobre o “Património construído” das cidades – a apresentar no final do ano lectivo - assumirá o papel central desta acção, através do estudo pormenorizado da realidade local, por vezes tão esquecida e tão mal preservada, por quem de direito.
É esta constante procura do conhecimento, em que todos estamos verdadeiramente empenhados, que faz do “Projecto à Descoberta das 4 Cidades” um elemento aglutinador de vários esforços no sentido de contribuir activamente para a construção de um espólio único, de união em torno da diversidade, destas cidades geminadas.



JGouveia

Sem comentários: